A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponte Nova esteve no auditório do SAAE para uma reunião com membros da Diretoria de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos e de Planejamento e Saneamento Ambiental. Em pauta, estava a discussão sobre os modelos de gestão completa da coleta seletiva nos dois municípios.
A equipe do município vizinho buscou informações sobre como funciona a dinâmica da coleta em Viçosa. Diferentemente daqui, em que o SAAE celebra contratos com as associações de catadores de materiais recicláveis, Ponte Nova adota o sistema de cooperativas, com a COOPNOVA, Cooperativa dos Recicláveis de Ponte Nova.
Participaram da reunião, o Chefe de Departamento de Meio Ambiente, Marcos Rocha; a Chefe do Departamento de Educação Ambiental, Juliana Mendes; o Chefe do Departamento Operacional, Rodrigo de Souza; a Coordenadora de Educação Ambiental, Giselle Cupertino; e o Coordenador da Sala Mineira, Gabriel Brangioni. Pelo SAAE, estiveram o Diretor de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos, Rodrigo Cardoso; o Chefe do Setor de Limpeza Urbana e Rural, Maxmiler de Castro; a Chefe da Seção de Planejamento e Resíduos Recicláveis, Nívea Brasiliana; e a Engenheira Ambiental, Francianny Souza.
As duas equipes técnicas debateram ainda o aprimoramento das relações entre SAAE e SEMAM. A proximidade pode alavancar novos projetos, não só na área da coleta seletiva de resíduos, mas também em temas como preservação ambiental, proteção das nascentes e coleta convencional.
Para o Diretor de Limpeza urbana e Resíduos Sólidos, a visita da SEMAM é uma oportunidade de melhoria nas relações e no planejamento da coleta. “Quando recebemos o pedido de agendamento, o objetivo era darmos suporte e demonstrar nossos métodos. No entanto, quando reuniões como esta começam, percebemos que há uma troca de aprendizado, já que não existem modelos perfeitos. Podemos servir de exemplo em alguns pontos, mas sempre conseguimos absorver o que nossos parceiros tem a nos oferecer”, comentou Rodrigo Cardoso.
Viçosa