Aprovação da Lei que dá segmento ao PIGIRS trará avanços significativos para Viçosa

Administração - Terça-feira, 09 de Abril de 2024


Aprovação da Lei que dá segmento ao PIGIRS trará avanços significativos para Viçosa

Na última segunda-feira, dia 1º de abril, a Câmara Municipal de Viçosa deliberou e aprovou a lei que da segmento ao Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), em uma medida que promete trazer importantes avanços para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. O PIGIRS é um documento técnico que visa qualificar e quantificar cada tipo de resíduo gerado na região, além de definir metas e procedimentos relacionados ao seu manejo, transporte, reciclagem e destinação final ambientalmente correta.

Os programas de implementação do PIGIRS nada mais são do que o caminho indicado para a melhoria da gestão de resíduos no âmbito nos municípios consorciados, que deve partir da situação identificada no diagnóstico detalhado e chegar até a situação desejada em termos de gestão e gerenciamento de resíduos. Além disso, eles também devem ter um compromisso muito claro com a realidade e com as limitações existentes no território de atuação do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI). Assim, a definição dos programas e metas apresentadas consideraram as exigências legais, as técnicas consolidadas de engenharia para o manejo de resíduos, as ações educacionais e coletivas focadas no propósito, os custos envolvidos em sua implementação, as demandas da sociedade com relação aos resíduos sólidos, seu gerenciamento e o tempo necessário para a implantação de cada programa.

Portanto, a longo prazo, um plano bem elaborado pode resultar em redução de custos para o município, uma vez que diminui despesas associadas à disposição inadequada de resíduos. Além disso, a implementação de um plano de gestão integrada de resíduos sólidos ajuda o município a estar em conformidade com a legislação ambiental vigente, evitando assim multas e sanções por descumprimento das normas. Com a aprovação do PIGIRS, o SAAE Viçosa e toda a população da região podem vislumbrar um futuro mais promissor em termos de gestão de resíduos sólidos. Agora, é essencial que as metas delineadas no documento sejam colocadas em prática de forma eficiente e transparente, visando o bem-estar coletivo e a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

SAAE


Viçosa