SÉRIE: ESGOTO DOMÉSTICO

ETE - Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024


SÉRIE: ESGOTO DOMÉSTICO

Viçosa se prepara para receber, ainda em 2024, a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na Barrinha. Com isso, vamos relembrar as etapas do tratamento do esgoto, bem como sua necessidade para a saúde da população e o meio ambiente nessa nova série de matérias e infográficos.
Essa primeira matéria busca informar, brevemente, como o esgoto será tratado na ETE de Viçosa.

Imagem da ETE de Itabira retirada do Google Earth

O esgoto produzido nas residências será conduzido para a ETE por meio de tubulações específicas, chamadas interceptores. Após esse rejeito chegar à estação, numa estrutura chamada elevatória, ocorre o início do tratamento preliminar, através de um gradeamento, onde  são retidos os sólidos grosseiros, como galhos de árvores, sacolas e latinhas. Em seguida, os dejetos são triturados e bombeados para a peneira rotativa, que tem como objetivo reter sólidos finos, como os grãos. Ao final desta etapa de tratamento preliminar, o efluente passa pelo desarenador, que retira os sólidos sedimentáveis. 
Depois disso, vem a parte da degradação de matéria orgânica, onde o esgoto passa por um reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA) com presença de bactérias anaeróbicas (que não necessitam de oxigênio). Já no filtro biológico percolador, acontece o segundo passo do tratamento biológico, na presença de bactérias aeróbicas (que necessitam de oxigênio). 
As duas últimas partes do processo são: a decantação secundária, na qual os resíduos são decantados e removidos por processo de raspagem; e o leito de secagem, que retém todo o lodo (parte sólida resultante do processo), enquanto o líquido vai para o corpo d’água (Rio Turvo Sujo). 

Para todas as informações da ETE, acompanhe o sitehttps://www.saaevicosa.mg.gov.br/.

SAAE


Viçosa