O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) das obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Viçosa (ETE-Viçosa) está sob coordenação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) por meio de uma equipe multidisciplinar formada em fevereiro de 2020. Entre outras funções, a equipe é responsável pela realização de atividades de informação e divulgação do projeto, junto ao público beneficiário do empreendimento.
No dia 24 de setembro, parte da equipe do PTTS, com o apoio da Diretoria de Engenharia e Manutenção do SAAE, iniciou a instalação de placas educativas ao longo do Ribeirão São Bartolomeu, a fim de cumprir uma das atividades socioambientais do projeto.
As placas foram instaladas pelos servidores lotados na Diretoria de Engenharia e Manutenção, sob orientação da equipe do PTTS.
Essa ação tem o intuito de sensibilizar e educar a população viçosense sobre a sustentabilidade dos interceptores de esgoto e a manutenção da limpeza dos leitos dos rios, além de informar sobre o projeto de despoluição das águas de Viçosa.
Parte da equipe do PTTS durante a instalação das placas educativas
Ao todo serão instaladas 30 placas educativas ao longo dos 6 quilômetros de interceptores de esgotos construídos às margens do Ribeirão São Bartolomeu, que serão interligados à ETE-Viçosa. Os pontos foram definidos pela equipe em visita técnica ao traçado dos interceptores, sendo escolhidos locais estratégicos de maior visibilidade, a fim de atingir e ampliar à comunicação ao maior número de cidadãos.
Uma das placas instaladas que margeiam o ribeirão.
Com foco nas comunidades do entorno da ETE-Viçosa (Barrinha, Cidade Nova, São José e Arduíno Bolivar), o PTTS apresenta como objetivo principal promover o exercício da participação e a inserção social das famílias diretamente beneficiadas, em articulação com as demais políticas públicas, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados.
Viçosa