O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, iniciou em outubro de 2019 as obras de aprimoramento e adequação da infraestrutura do Aterro Sanitário de Viçosa, em função da portaria nº 032/2019, que além de outras providências, regulamenta a operação e visitas ao aterro municipal.
O Aterro Sanitário recebe em média 55 toneladas de resíduos sólidos por dia, gerados nas residências e estabelecimentos comerciais de Viçosa. Na área de limpeza urbana, o SAAE realiza a coleta, transbordo e destinação final dos resíduos sólidos que parte é destinada ao Aterro Sanitário Municipal.
Em atendimento às normas ambientais são instaladas canaletas de drenagem pluvial sempre que finalizada as células de aterro (platôs de resíduos sólidos e camadas de terra). Também está sendo impermeabilizada a segunda lagoa de chorume visando atender às novas exigências da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) da Zona da Mata.
Luciano Piovesan, Diretor Presidente do SAAE-Viçosa (direita) e Rodrigo Cardoso, Diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos, fiscalizam os trabalhos executados pelas empresas terceirizadas.
O Aterro Sanitário possui duas lagoas, sendo uma de tratamento anaeróbio de chorume, responsável pelo tratamento primário do efluente, dimensionada para receber cargas orgânicas elevadas, que impedem a existência de oxigênio dissolvido no meio líquido. A segunda lagoa, agora impermeabilizada, será também de tratamento anaeróbio, e interligada à primeira, dará continuidade ao processo de tratamento biológico do chorume. A previsão de término dessa obra é até o mês de Junho de 2020.
Canaletas de drenagem pluvial são instaladas sempre que finalizada as células de aterro.
O Responsável técnico pelo Aterro Sanitário, Romeu Souza da Paixão, Diretor de Saneamento Ambiental e Gestão Estratégica do SAAE e Dimas Gouveia, Chefe do Aterro Sanitário, vistoriam as obras da segunda lagoa de chorume.
A sinalização de todos os setores visa orientar e dar segurança aos servidores que operam nas instalações.
O SAAE informou que a manutenção nas lagoas de chorume e instalação de canaletas de drenagem pluvial fazem parte do cotidiano de manutenção do aterro. “Obras de infraestrutura são realizadas quase que diariamente. “Sinalização de setores, implantação de poços de queima de gases, monitoramento do lençol freático, calçamento das vias de acesso, manutenção das lagoas de chorume e várias outras”, afirmou Romeu Souza da Paixão, Diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental (DIESA/SAAE), também responsável técnico do Aterro Sanitário.
Luciano Piovesan Leme, Diretor Presidente da Autarquia foi enfático ao afirmar que “manter uma estrutura capaz de manipular e armazenar os resíduos sólidos coletados diariamente é essencial para a segurança ambiental, social e econômica do Município”.
A Autarquia Municipal afirmou ainda que os investimentos já ultrapassam R$ 400 mil reais, com recursos próprios, desde a publicação da Portaria nº 032/2019 que regulamenta o acesso ao Aterro Sanitário, descarte de resíduos sólidos domiciliares de terceiros e outras providencias essenciais, com diversas obras em execução.
O Aterro Sanitário Municipal, um terreno que possui 15 hectares e fica localizado na rodovia MG-482 sentido Viçosa/Porto Firme é mais uma das responsabilidades da Autarquia, que precisa de acompanhamento diário em vista da quantidade de resíduos que recebe diariamente e da importância do trabalho realizado, para a população e para o meio ambiente.
Viçosa