Obras de construção da adutora virgem no Bairro Novo Silvestre entram na fase final

Administração - Sábado, 30 de Setembro de 2023


Obras de construção da adutora virgem no Bairro Novo Silvestre entram na fase final
Obras de construção da adutora virgem no Bairro Novo Silvestre entram na fase final

O Serviço Autônomo de Água e esgoto de Viçosa, SAAE, informou que entrará nesta semana (25/05/2020) na etapa final das obras de instalação da nova adutora virgem (sem ramais) do Bairro Novo Silvestre, iniciada em 13/01/2020. A nova rede custará em torno de R$ 102.000,00, e foi construída com recursos da própria Autarquia.

A etapa final da instalação da nova adutora será a instalação no trajeto da Rua Buenos Aires até o poço de captação.Desde o poço, a nova adutora irá passar pela Rua São Vicente de Paula, subindo lateralmente o escadão até o reservatório do SAAE na parte alta do bairro. A rede margeou ruas pela lateral direita em sentido ascendente, tem 600 metros de comprimento, sendo utilizados tubos de 75 milímetros de diâmetro.


Com o abastecimento em linha, o reservatório localizado no ponto mais alto do bairro era abastecido somente após abastecer todas as residências da parte baixa.

O sistema de abastecimento antes adotado no bairro era ascendente em marcha ou sistema em linha. Isso significa que quando a água saía do poço de captação na parte baixa do bairro, era elevada pelas bombas e primeiro distribuída aos imóveis da parte baixa do bairro, somente chegando ao reservatório localizado na parte alta após o abastecimento de todas as residências da parte baixa. Segundo a equipe técnica do SAAE, esse modelo não atende mais à localidade devido aumento do número de residências e aumento da demanda por quantidade de água tratada.


Trecho da obra localizado na Rua São Vicente de Paulo, Bairro Novo Silvestre.


Trecho da obra localizado na Rua São Vicente de Paulo, Bairro Novo Silvestre.
 

Segundo o Diretor de Engenharia e Manutenção, Diogo Rezende, em funcionamento a nova adutora virgem (sem ramais) abastecerá diretamente o reservatório localizado na parte alta do bairro, transformando a rede já existente em rede de distribuição, abastecendo as residências por gravidade. “Além de equalizar a distribuição de água no bairro, o novo sistema que separa a rede de adução e a rede de distribuição, facilitará manutenções futuras, diminuindo problemas de desabastecimento durantes esses atendimentos emergenciais”, afirmou Rezende.
 


Luciano Piovesan Leme, Diretor Presidente do SAAE e Diogo Rezende, Diretor de Engenharia e Manutenção da Autarquia, ouviram as reclamações dos moradores do Novo Silvestre.

Em 10/01/2020, o Diretor Presidente do SAAE, Luciano Piovesan Leme, esteve com equipe da Autarquia conversando com os moradores sobre o problemas de falta de pressão na água distribuída naquele bairro e anunciou que iniciaria a construção de uma rede virgem de distribuição de água no Novo Silvestre, que levará água direto ao reservatório, prevendo naquela ocasião o término da obra em 6 (seis) meses.

O SAAE, em conversa com os moradores do bairro, optou por realizar a obra por etapas, com o objetivo de não interditar por muito tempo todo o trecho onde a nova adutora será instalada. Para isso, a autarquia decidiu por segmentar a obra, ou seja, iniciar e finalizar cada etapa antes de iniciar um novo segmento. Assim, nos trechos iniciais já foram abertas as valas, colocada a tubulação e feita a recomposição do asfalto, restando apenas o trecho entre a rua Buenos Aires até o poço de captação.

As obras foram interrompidas no período de chuvas torrenciais no final do mês de janeiro deste ano, e novamente diante da necessidade de suspensão dos trabalhos do pessoal terceirizado, durante a primeira fase de pandemia da COVID-19. Desde o dia 04/05/2020 os profissionais do SAAE retomaram a construção da adutora, e diante da continuação dos trabalhos, a previsão de término da obra é na primeira semana de Junho.

SAAE


Viçosa