O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, realizou obras de reconstrução da rede de esgotamento sanitário, trecho entre o nº 21 ao nº 285, na Rua Horácio Borges, Bairro Santa Clara, do dia 27 de novembro a 04 de dezembro de 2019.
Servidores da Autarquia abrem as valas para instalação da nova rede adutora de esgoto.
Durante a intervenção a Autarquia interditou o trânsito de veículos na via, das 07:30h até às 16:30h, e notificou cada morador, que caso fosse necessário retirar veículos da residência, que fosse feito antes do início do serviço.
A nova rede de adução medindo 260 metros, utilizou 43 tubos PVC Coletor Ocre, NBR 7362 DN, de150mm, atendendo aos parâmetros das normas pertinentes.
Segundo a Autarquia a obra era urgente visto que a rede de adução de esgoto sanitário daquele trecho da Rua Horácio Borges, no bairro Santa Clara, estava totalmente colapsada, sem condições de reparos e manutenção, demandando uma nova rede no trecho entre o imóvel nº 21 e o imóvel nº 285.
A interdição da via foi necessária visando garantir a segurança dos servidores e transeuntes da região.
O SAAE visando mitigar os efeitos da intervenção, além da notificação dos moradores das residências atingidas, encaminhou ofícios à Viação União (ônibus urbanos), DETRA/PMV e informou a interdição da via através das rádios locais.
O Diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental do SAAE-Viçosa, Romeu Souza da Paixão, informou que a obra realizada evitará entupimentos e vazamentos naquele trecho.
No dia 02/12, com parte da rede concluída os servidores da Autarquia, iniciaram a aplicação o calçamento, que será coberto com pavimentação asfáltica.
O SAAE informou que a troca e aterramento da rede de esgotamento sanitário foi concluída no dia 04/12, conforme cronograma divulgado, porém devido às chuvas dos últimos dias, para finalizar a recomposição completa da via, inclusive a pavimentação asfáltica, será necessário aguardar a diminuição da umidade do solo.
Segundo o Diretor Presidente da Autarquia, Luciano Piovesan Leme, o SAAE realiza a troca das redes de adução sanitária por redes novas, de acordo com a necessidade de intervenção. “Isso evita transtornos à população, pois a troca de redes de esgoto normalmente interfere na rotina da população devido à necessidade de movimentação de terra”, informou Piovesan.
Viçosa