O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, assinou no dia 25/10/2019, o contrato de prestação de serviços de engenharia e construção da adutora que interligará o novo reservatório de 3 milhões de litros, em construção próximo ao condomínio do Recanto das Acácias à Estação de Tratamento de Água da Violeira, ETA-II.
A empresa Pilone Construção e Conservação Ltda. foi a ganhadora do certame processo nº 037/2019, pregão 031/2019, assinou o contrato para construção da adutora em ferro fundido de 400mm, numa extensão de aproximados 1.400 metros, pelo valor global de R$ 265.000,00 (duzentos e sessenta e cinco mil reais). A ordem de serviços foi dada para início das obras a partir do dia 28/10/2019, com previsão de término em 90 dias.
Em dezembro de 2018, SAAE adquiriu as tubulações em ferro fundido de 400 milímetros, para construção da adutora de água tratada.
A obra faz parte da ampliação do sistema de tratamento e distribuição de água da ETA II – Violeira, iniciado no ano de 2015. O novo parque de reservação de água tratada, que além da construção dos dois novos reservatórios que aumentarão a capacidade de reservação de água tratada no município, a Autarquia também restaurou 3 reservatórios existentes (Bom Jesus, João Brás e Nova Viçosa), como parte do “Projeto de Prevenção e Controle de Perdas”.
Romeu Souza Paixão (Diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental do SAAE) apresenta os objetivos do projeto e discute detalhes de engenharia com representantes da empresa ganhadora na presença do Diretor Presidente do SAAE, Luciano Piovesan.
Luciano Piovesan (Diretor Presidente do SAAE), Romeu Souza Paixão (Diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental do SAAE) e Diogo Rezende (Diretor de Engenharia e Manutenção) com representantes da empresa na assinatura do contrato de prestação de serviços.
O reservatório de 3 milhões de litros, localizado próximo ao condomínio do Recanto das Acácias, em construção desde abril deste ano, encontra-se na fase de instalação do tanque metálico, com previsão de término em 30 dias.
Segundo o Diretor de Engenharia e Manutenção da Autarquia, Diogo Rezende, “o reservatório de 3 milhões de litros é uma das obras mais esperadas dos últimos anos, pois além de aumentar a capacidade de armazenamento de água potável, dando mais segurança ao abastecimento municipal, proporcionará mais eficiência ao sistema como um todo.” Afirmou Diogo Rezende.
Até o ano de 2014, 65% da população municipal dependia da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu, que fornecia água bruta para tratamento na ETA-I, Bela Vista. Porém, diante das baixas vazões registradas desde o ano de 2013, o SAAE e o Executivo Municipal, iniciaram em 2015 uma série de obras e medidas que visassem a mudança gradual do abastecimento municipal para a Bacia do Turvo Sujo, captação da ETA – II, Violeira, visando diminuir a dependência do município do manancial do Ribeirão São Bartolomeu. Atualmente, 80% da água tratada e distribuída no município são oriundas da Bacia do Turvo Sujo (ETA-II, Violeira).
“Foi um planejamento ousado, mas responsável. A mudança do abastecimento municipal para a Bacia do Turvo Sujo, foi uma estratégia que parecia impossível, mas hoje 4 anos depois de iniciada, foi uma das mais corretas adotadas pelo município.” Afirmou Luciano Piovesan, diretor Presidente do SAAE. “Sem parar o abastecimento municipal, fizemos obras e investimentos necessários, e, atualmente Viçosa é uma das cidades com maior segurança hídrica da região.” Completou o Diretor Presidente da Autarquia.
Viçosa