O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Viçosa, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 0800 000 4109 /
Atendimento: Seg. à Sex. das 08:00hs às 16:30hs
Notícias por Categoria
Rede Coletora
As redes coletoras de esgoto são constituídas por um conjunto de tubulações que recebem, através dos coletores prediais (ligações entre edificações e a rede coletora), o esgoto proveniente das residências, comércios e indústrias, e o transportam até as Estações de Tratamento de Esgoto. Por isso, a rede pública é parte fundamental dos sistemas de esgotamento sanitário, que são os responsáveis por devolver o esgoto tratado ao meio ambiente.
Contudo, muitas pessoas ainda mostram resistência em se conectar a rede coletora mesmo tendo essa possibilidade, o que acaba gerando um problema chamado de ociosidade. Para ilustrar a situação, segundo um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2015, mais de 3,5 milhões de brasileiros optaram por não ligar suas residências às redes públicas nas 100 maiores cidades, porque o valor da conta de água aumentaria. A falta de adesão ao serviço de esgotamento sanitário dá origem a prejuízos relacionados, principalmente, à saúde, pois com a poluição dos recursos hídricos as comunidades ficam em contato com os esgotos a céu aberto e se tornam mais expostas à proliferação de doenças.
Segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), referentes a 2022, a extensão das redes coletoras de esgoto no Brasil é de aproximadamente 379 mil km e o número de ligações chega a 37 milhões, esses números correspondem a 55,5% da população atendida com o serviço de coleta de esgoto. Mas, alguns cuidados são necessários para não danificar esse sistema e mantê-lo em pleno funcionamento, por exemplo evitar o descarte irregular de materiais sólidos no vaso sanitário, como absorventes, papel higiênico, preservativos e fraldas e não jogar pó de café, restos de comida e óleo na pia.
Além disso, é importante pontuar sobre a diferença da rede coletora e a rede pluvial. Como dito anteriormente, as redes coletoras levam a água residual das edificações até as Estações de Tratamento de Esgoto, para que depois ela seja devolvida aos córregos, rios ou mares. Já a rede pluvial devolve a água proveniente das chuvas diretamente para o meio ambiente, sem qualquer tipo de tratamento. Dessa forma, em decorrência de seus diferentes objetivos as duas redes possuem dimensionamentos diferentes, específicos para cada necessidade, por isso é proibido a ligação da rede pluvial na rede coletora de esgoto, pois ela é dimensionada para receber e transportar somente os efluentes domésticos.