O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Viçosa, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 0800 000 4109 /
Atendimento: Seg. à Sex. das 08:00hs às 16:30hs
Notícias por Categoria
Visita guiada pelo SAAE proporciona aprendizado sobre o tratamento de esgoto e preservação ambiental
Estudantes do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (UFV) tiveram a oportunidade de conhecer de perto na tarde desta quinta-feira, 11, os bastidores da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barrinha, uma iniciativa em andamento pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade. A visita, acompanhada por especialistas do SAAE, foi uma jornada educativa sobre o tratamento de esgoto e a importância da preservação ambiental.
Sob a orientação do Diretor de Gestão de Resíduos Sólidos do SAAE, João Lucas Lima Aquino Ganem, e de Karen Pereira da Silva, responsável pela Seção de Proteção às Nascentes, Monitoramento das Bacias e Educação Ambiental, juntamente com Deisy Melo, Responsável Técnica pelo Projeto Social da ETE, os estudantes foram conduzidos por uma imersão nos processos e tecnologias envolvidos na construção da ETE Barrinha.
A importância da educação ambiental se destacou como o foco principal da visita. Os estudantes puderam compreender não apenas a complexidade técnica do tratamento de esgoto, mas também a relevância de práticas sustentáveis na preservação dos recursos naturais e na promoção de um ambiente saudável para as futuras gerações.
Durante a visita, foram discutidos os desafios e soluções encontradas pela equipe do SAAE na construção da ETE Barrinha, além de destacar o papel fundamental que a comunidade desempenha na preservação ambiental e na adoção de hábitos sustentáveis.
Ao final da jornada, os estudantes saíram enriquecidos com um conhecimento mais profundo sobre o processo de tratamento de esgoto e motivados a atuarem como agentes de mudança em prol do meio ambiente. A visita à ETE Barrinha serviu como um estímulo para a conscientização e ação coletiva em direção a um futuro mais sustentável para Viçosa e suas comunidades.