Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Viçosa, sábado, 23 de novembro de 2024 Telefone 0800 000 4109 /

Atendimento Atendimento: Seg. à Sex. das 08:00hs às 16:30hs

ETE - Sábado, 30 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Época de chuvas e os riscos trazidos pelas enchentes

Durante a época de chuvas, é necessário redobrar os cuidados e a atenção com a qualidade da água para consumo humano, por conta da grande incidência de enchentes e dos riscos que elas trazem.


Época de chuvas e os riscos trazidos pelas enchentes

Durante a época de chuvas, é necessário redobrar os cuidados e a atenção com a qualidade da água para consumo humano, por conta da grande incidência de enchentes e dos riscos que elas trazem.   De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o período de chuvas na região de Minas Gerais se estende desde o mês de outubro até março, e devido a perda da capacidade de absorção de água pelo solo, construções irregulares e descarte incorreto do lixo, ocorrem alagamentos que contaminam a água destinada ao consumo de diversas famílias.  O período de chuvas é um desafio na vida de diversos brasileiros  - Foto: Joa Souza/Shutterstock A ingestão ou até mesmo a exposição à água contaminada pode acarretar em uma série de problemas de saúde, como leptospirose, hepatite A, doenças diarreicas, tétano acidental, febre tifóide e cólera. Dessa forma, após uma enchente deve-se prestar atenção nas alterações na água a ser consumida, evitar o contato com água de fontes ou minas inundadas, lavar bem os alimentos, higienizar a caixa d’água e toda superfície que possa ter entrado em contato com a água da enchente. Portanto, para prevenir ou diminuir o impacto das enchentes, é necessário tomar alguns cuidados como:  ● Não depositar lixo nas ruas; ● Evitar o entupimento de bueiros e calhas; ● Não ocupar áreas sujeitas a inundação, nem margens de rios e barrancos; ● Preservar a vegetação das mesmas áreas; ● Elaborar plano familiar; ● Kit de emergência; ● Se atentar aos noticiários do município; ● Contatar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros para mais instruções. Vale ressaltar que os principais problemas ocorrem nas fontes alternativas de água, como poços rasos (cisternas), que não passam por um processo de tratamento. Já o SAAE conta com poços profundos e com duas estações de tratamento de água, onde há o monitoramento da qualidade da água. Além disso, os prestadores de serviço mantêm o controle e garantem a qualidade pelo atendimento da Portaria de Consolidação GM/MS n°5 de 28 de setembro de 2017, alterada pela Portaria GM/MS n° 888 de 04 de maio de 2021 e pela Portaria GM/MS n° 2472 de 28 de setembro de 2021.   Fontes: 1. Inment.2. Cartilha sobre enchentes do Ministério da Saúde.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

235 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

Portal da Transparência

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Seg. à Sex. das 08:00hs às 16:30hs

CNPJ: 25.947.276/0001-02Razão Social: SERVICO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTONome Fantasia: SAAE DE VICOSA MG

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramWhatsApp

CONTATO

R. Dr. Milton Bandeira, 230 - Loja 02
Vereda do Bosque
Viçosa - MG
CEP: 36570-172
Telefone: 0800 000 4109 /
E-mail: atendimento@saaevicosa.mg.gov.br

Ver Localização
WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/11/2024

Portal atualizado em: 22/11/2024 15:57:43

SAAE de Viçosa - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.