O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Viçosa, sábado, 23 de novembro de 2024 0800 000 4109 /
Atendimento: Seg. à Sex. das 08:00hs às 16:30hs
Notícias por Categoria
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, iniciou no dia 01/11/2019, em parceria com as Associações de Catadores a ampliação da coleta de “LIXO SECO” (reciclável) e “LIXO ÚMIDO” (rejeitos e orgânicos) em dias específicos, nos Bairros: FÁTIMA, I
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, iniciou no dia 01/11/2019, em parceria com as Associações de Catadores a ampliação da coleta de “LIXO SECO” (reciclável) e “LIXO ÚMIDO” (rejeitos e orgânicos) em dias específicos, nos Bairros: FÁTIMA, INÁCIO MARTINS, JOÃO BRÁS e BELVEDERE.
Profissional coletor da Associação de Catadores, realizada a compactação manual do material seco, no caminhão da coleta seletiva.
Desde o dia 1º de novembro de 2019, todas às sextas-feiras, no Bairro João Brás; quartas-feiras, nos Bairros Inácio Martins e Fátima e às quintas-feiras, no Bairro Belvedere é realizada a coleta seletiva (lixo seco) sempre à partir das 08:00 horas da manhã.
Moradores do Fátima, Inácio Martins, Belvedere e João Brás abraçaram a ideia de separar o lixo seco do lixo úmido.
As ruas, dias e horários da ampliação da coleta seletiva nos Bairros Fátima, Inácio Martins, Belvedere e João Brás, podem ser conferidos no site do SAAE-Viçosa, link http://saaevicosa.mg.gov.br/servicos/residuos-solidos/coleta-seletiva-horarios.
Apenas no dia 01/11, sexta-feira, no Bairro João Brás, foram coletados quase duas toneladas e meia de lixo seco (reciclável), o equivalente à 20% de toda a coleta recicláveis realizada pelo Município.
A novidade do sistema ampliado é que nos dias de coleta seletiva “LIXO SECO” (reciclável) não haverá coleta de “LIXO ÚMIDO” (convencional) nestas localidades, devendo o lixo úmido (convencional) ser guardado para descarte no dia posterior.
O lixo seco não causa mal cheiro e pode ser armazenado por mais tempo até a próxima coleta.O lixo seco não causa mal cheiro e pode ser armazenado por mais tempo até a próxima coleta.
Os moradores precisam separar apenas o material seco do material úmido, ou seja, “LIXO SECO” (reciclável): papéis, papelão, latas, vidros em geral, plásticos, embalagens de leite e sucos, metais, isopor, dentre outros, e “LIXO ÚMIDO” (convencional): restos de comida, podas, papel higiênico, fralda, papéis engordurados, pó de café, folhagens. A separação completa desses matérias em metais, papel e outros recicláveis é realizada pelas Associações de catadores em seus depósitos.
Moradores podem deixar o material separado em suas residências direto nas Associações ACAMARE (Usina de Reciclagem – próximo ao Aeroporto) e ACAT (galpão da São Vicente de Paula) no final da Rua Santana.
O caminhão da coleta de seletiva com profissionais da ACAMARE coletam o “lixo seco” separado por moradores do Bairro Inácio Martins.
O SAAE destacou que no período de outubro de 2018 a setembro de 2019, o SAAE investiu em torno de R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais) com o Programa de Ampliação da Coleta Seletiva em Viçosa, destinado à contratação das Associações de Catadores e operação da coleta seletiva através do fornecimento de caminhões, motoristas e combustível.
Segundo Rodrigo Cardoso, Diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos “no dia 01/11/2019, apenas no Bairro João Brás, foram coletados aproximadamente 2,5 toneladas de material reciclável, o equivalente ao dobro da quantidade de material coletado no município pela coleta seletiva”. Afirmou.
O Diretor Presidente da Autarquia, Luciano Piovesan Leme, informou que após a triagem do material pelas Associações e da pesagem mensal realizada pelo SAAE, serão divulgados os resultados da ampliação da coleta seletiva, mas adiantou “este novo modelo de ampliação da coleta seletiva em dias específicos, colocará o Município em destaque entre as cidades que mais aproveita o seu potencial de reciclagem de resíduos sólidos no País”, afirmou Luciano.
Preocupação com material perfuro cortante e cortante
Uma das preocupações da Autarquia é que esta coleta, inclusive de garrafas e outros vidros provoquem acidentes com os coletores. Assim junto com a ampliação da coleta seletiva o SAAE lançou a campanha “Dê uma mão ao coletor”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com o descarte de material perfuro e cortante, que pode provocar acidentes.
Espeto de churrasco embalado em sacos da coleta de recicláveis, um perigo aos catadores.
Os grandes vilões em acidentes são os vidros e espetos de churrasco. Esse material deve ser embalado em recipiente rígido (dentro de garrafas pet), identificado com a palavra “PERIGO” e descartado separado. Giletes e outros materiais cortantes precisam de embalagens que não se rompam durante a coleta.