Viçosa ganha primeiro lugar em qualidade da água entre as cidades que compõem o Cisab

(1 Voto)

No relatório trimestral referente aos meses de julho, agosto e setembro de 2021, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Viçosa ficou em primeiro lugar no ranking de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e o seu padrão de potabilidade.

A classificação é feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata (Cisab - ZM), que avalia as análises de água potável de todas as 35 cidades que compõem o consórcio.

As análises de amostras realizadas na água tratada da cidade são avaliadas nas etapas de captação, saída do tratamento e no sistema de distribuição. Os critérios levam em conta a presença ou não de bactérias, coliformes e cloro, além de verificar a cor e a turbidez da água.

Viçosa alcançou um índice de 100%, de acordo com o Cisab, quando o assunto é qualidade da água. A cidade subiu de quinta para primeira na colocação. As cidades de Carangola e Senador Firmino também foram avaliadas com a nota máxima no parecer deste trimestre.

De acordo com o diretor presidente da autarquia, Marcos Nunes, esse resultado mostra o empenho do Saae em cumprir o compromisso em melhorar, cada dia mais, a qualidade da água que chega na casa das pessoas.