Sistema de Esgotamento Sanitário poderá ser ampliado, em Viçosa

A Prefeitura de Viçosa e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) foram contemplados com o recebimento de R$318.528,62, recurso proveniente do Edital de Chamamento Público 001/2017, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A verba será usada na contratação de projetos para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos distritos de São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz e do bairro Novo Silvestre. O edital foi publicado para toda a bacia do Rio Doce com o intuito de selecionar projetos nesta área. Ao todo, 35 municípios foram classificados, entre eles Viçosa.

De acordo com o diretor geral do Saae, Marcos Nunes Coelho Junior, as intervenções são necessárias por causa das inviabilidades técnica e econômica da coleta e destinação dos esgotos dessas comunidades até a futura ETE-Viçosa. Marcos Nunes afirma que a execução dos projetos é de extrema importância para a melhoria desse serviço no Município de Viçosa que poderá tratar, praticamente, todo o esgoto gerado em suas áreas urbanas.

O recurso destinado pelo comitê vai custear o plano de trabalho, os estudos topográfico e de concepção, o cadastro técnico, os projetos básico e executivo e os estudos geotécnico e ambiental para o início das obras. Após a elaboração dos projetos, o Saae e a prefeitura vão correr atrás de outras verbas para viabilizar a implementação do projeto que, depois de executado, trará benefícios diretos a, aproximadamente, 6.800 viçosenses.