Acessibilidade 
Idioma Portuguese English Spanish

Atendimento Conta

(31) 3892-6500

Vazamentos e Plantão

(31) 3899-5600
Image

Notícias

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa esclarece que as capas de chuva fornecidas para os servidores que atuam na limpeza urbana são do tipo “morcego”, que é apropriada para uso em atividades que exigem muita movimentação. O Equipamento de Proteção individual (EPI) fornecido antes, era uma capa de chuva comum de manga longa, entretanto, os colaboradores relataram que devido a movimentação para recolher os resíduos a capa rompia as costuras com frequência. Após receber a solicitação de troca do modelo, o SAAE estudou as possibilidades e trocou o EPI pelo mostrado no vídeo para atender as reivindicações dos próprios funcionários. Além da capa de chuva, o Saae fornece a todos os seus servidores os EPIs necessários para a execução de suas funções e mantém o registro de entrega, assinado por todos eles, conforme exigido pelo Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). De acordo com o diretor presidente do Saae, Marcos Nunes Coelho Junior, “os colaboradores não precisam sair para a coleta quando está chovendo ou em qualquer outra condição insalubre. Entretanto, hoje a chuva começou após a saída dos funcionários. Temos um profundo respeito pelos nossos trabalhadores e vamos trabalhar para sanar, da melhor…
A Prefeitura de Viçosa e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) foram contemplados com o recebimento de R$318.528,62, recurso proveniente do Edital de Chamamento Público 001/2017, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A verba será usada na contratação de projetos para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos distritos de São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz e do bairro Novo Silvestre. O edital foi publicado para toda a bacia do Rio Doce com o intuito de selecionar projetos nesta área. Ao todo, 35 municípios foram classificados, entre eles Viçosa. De acordo com o diretor geral do Saae, Marcos Nunes Coelho Junior, as intervenções são necessárias por causa das inviabilidades técnica e econômica da coleta e destinação dos esgotos dessas comunidades até a futura ETE-Viçosa. Marcos Nunes afirma que a execução dos projetos é de extrema importância para a melhoria desse serviço no Município de Viçosa que poderá tratar, praticamente, todo o esgoto gerado em suas áreas urbanas. O recurso destinado pelo comitê vai custear o plano de trabalho, os estudos topográfico e de concepção, o cadastro técnico, os projetos básico e executivo e os estudos geotécnico e ambiental para o início das…
O diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Viçosa, Marcos Nunes Coelho Junior, recebeu, no último dia 23, a visita gestores que atuam na ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cataguases. A visita técnica serviu para que os gestores conhecessem o funcionamento da autarquia em nosso município, para avaliar a possibilidade da criação de um serviço como o Saae naquela cidade. Durante a visita, os técnicos conheceram a estrutura da Estação de Tratamento de Água de Viçosa, bem como os setores administrativos do Saae. Além disso, conversaram de forma abrangente com os diretores da autarquia para compreenderem melhor sobre os processos e desafios do Serviço. Para Marcos Nunes, “receber gestores de outra cidade, implicados na possibilidade de criar uma autarquia municipal, mostra a importância do Saae de Viçosa nesta região. Sabemos dos desafios da Autarquia mas todos aqui trabalham diuturnamente para cumprirem seus compromissos de servidores públicos a frente deste serviço tão essencial e importante para Viçosa.”
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa realizou melhorias na Estação de Tratamento de Água da Violeira - ETA II. O sistema de coleta de água decantada foram substituídos por tubos coletores e foi feita a interligação dos filtros através de um canal pré-fabricado. A mudança para o novo sistema tem como objetivo aumentar a eficiência do tratamento de água. De acordo com o diretor de planejamento estratégico da autarquia, Lucas Castro, “essa nova forma de tratamento de água reduz o arraste de sólidos durante o processo, permitindo o aumento na capacidade de tratamento. Além disso iremos equalizar a distribuição da água decantada entre os três filtros.” Antes da realização da obra, a ETA conseguia tratar, em média, 100 litros de água por segundo. Após a substituição do sistema, a Estação já alcança, em média, 130 litros por segundo. A demolição do canal em concreto armado e das calhas coletoras de água decantada é executada pela empresa Domínio Engenharia Arquitetura e Construção Civil Ltda e o fornecimento e instalação de dois conjuntos de calhas para canal coletor é realizado pela empresa Sanequip Comércio e Equipamentos Ltda. Ao todo serão investidos mais de R$100 mil pelo Saae de Viçosa.
Nesta sexta-feira, 17, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (CISAB Zona da Mata) divulgou um reajuste médio de 14,49% nas tarifas de água e esgoto praticadas em Viçosa pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A porcentagem de reajuste irá variar de acordo com o consumo de cada residência, o aumento é condicionado à quantidade de água que foi gasta. O reajuste leva em conta a reposição da inflação, a sustentabilidade econômico-financeira da autarquia, a consulta pública 07 de 2021, realizada entre 28 de junho e 12 de julho e a audiência pública 02 de 2021, realizada em 10 de setembro, ambas executadas pelo CISAB Zona da Mata. Por meio da resolução 16/2021, publicada no site do consórcio, o CISAB autoriza revisão tarifária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE. Para o presidente do SAAE, Marcos Nunes, “é uma situação muito difícil, não acredito que seja o momento de subir nenhuma tarifa porque estamos em um momento da pandemia em que muitas famílias estão passando por dificuldades financeiras, tem muita gente desempregada. O reajuste da tarifa, infelizmente, foi necessário para…
Página 1 de 63

Atendimento

(31) 3892-6500
atendimento@saaevicosa.mg.gov.br

Administrativo

Rua do Pintinho, s/n, Bela Vista, Viçosa-MG. Telefone: 31 3899-5600

Atend. ao Público

Rua Dr. Horta, 75, Centro, Viçosa-MG. Seg. à Sex. das 08:00hs às 16:30hs